Como começar um novo ano: 5 estratégias para você planejar o seu ano
10 janeiro 2020 - belohorizonte

O mês de Janeiro é o momento perfeito para revisar e planejar o ano. Várias são as ferramentas de planejamento, os métodos de organização de metas, os cases de sucesso. Mas, ainda assim, nos vemos perdidos sobre como começar a fazer nosso planejamento anual. Por isso, trouxemos para você 5 estratégias para colocar o planejamento do ano em prática.

 

1.FAÇA UMA REVISÃO DO SEU ÚLTIMO ANO

Comece revisando o ano que passou. Ele será o guia para você entender seus resultados, processos, acertos e erros. Se você ainda não tem uma ferramenta para isso a forma mais simples é identificar:

Aprendizados – os conhecimentos que você adquiriu ao longo do ano. Faça um esforço e pense nas diversas tarefas e ferramentas que você usou esse ano que não utilizava antes. Você pode se surpreender com o resultado!

Conquistas – tudo aquilo que você fez e tem orgulho. Vale tudo! Desde conseguir executar uma pequena tarefa com frequência até aquele projeto que parecia impossível mas agora está completo.

Pontos de Melhoria – coisas que você pretende trabalhar para poder melhorar. Não apenas liste esses pontos mas classifique-os em ordem de maior atenção. Normalmente, acabamos deixando passar aqueles pontos de melhorias mais difíceis pois não estamos com atenção contínua para ele.

Com esses pontos listados você consegue ter uma perspectiva legal para começar seu planejamento.

 

2. AVALIE SUA RELAÇÃO DE IMPACTO COM O MUNDO E COM VOCÊ MESMO

Normalmente, estamos sempre tão focados no trabalho ou em projetos que esquecemos de cuidar de nós mesmos. Porém, se você não estiver bem ou seu ambiente estiver ruim, nada vai funcionar de verdade.

Uma boa ferramenta para fazer uma avaliação geral sobre o seu equilíbrio pessoal é a Roda da Vida. Em um círculo gráfico você avalia os 4 aspectos fundamentais da nossa vivência: o desenvolvimento pessoal, o profissional, o espiritual e a qualidade de vida, que são divididos em 12 critérios. Ao final, você tem um gráfico que possibilita a visualização dos aspectos você mais precisa trabalhar. Baixe aqui um modelo.

Para finalizar, é sempre legal fazer um exercício simples de comparar suas habilidades com o que o mundo precisa. Isso irá lhe dar ainda mais clareza do caminho a ser seguido. O método Ikigai é muito utilizado, pois aponta 4 vertentes que se confluem: o que você a ama fazer, o que você é bom em fazer, o que te pagam para fazer e o que o mundo precisa.

Assim você estará pronto para começar a planejar um novo ano.

 

3. DEFINA SEUS OBJETIVOS PARA O ANO E FAÇA UM PLANEJAMENTO TRIMESTRAL

Com suas avaliações feitas, é hora de planejar o futuro. Trace seus objetivos para o próximo ano e busque avalia-los e prioriza-los de acordo com o possível impacto de transformação cada um deles. Essa dica é fundamental, pois  irá lhe trazer muito mais objetividade que, ao final, trará um grande resultado.

Para que o desafio não fique tão grande que te paralise, o segredo é: depois de definidos seus principais objetivos, você deve quebra-los em etapas menores, com períodos menores. Por exemplo em ações trimestrais, que se desdobrarão em pequenas tarefas semanais. Assim, você irá avançar semanalmente em seus objetivos.

Uma maravilhoso método para a formatação dessas tarefas se chama: METAS SMART. Ele nos fala que metas devem ser especificas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e possuírem um prazo de finalização. Assim, teremos metas claras e realistas.

 

4.CRIE UMA ESTRATÉGIA DE ACOMPANHAMENTO

Com várias etapas e tarefas, é fundamental a organização e o acompanhamento. Não podemos deixar que tudo isso seja simplesmente esquecido em nossa rotina agitada. Logo, o grande segredo do planejamento é não perde-lo de vista e, para isso, você pode utilizar diferentes ferramentas e métodos de acompanhamento de metas como: OKRs, Trello ou simplesmente colar post-its numa parede e utilizar o sistema kanban.

 

5.DESENVOLVA SUA REDE DE APOIO

Conseguimos alcançar nossos objetivos de forma muito mais fácil se compartilharmos com outras pessoas. Seja porque essas pessoas irão nos abrir caminhos, visões ou simplesmente porque irão nos dar mais energia e incentivo para continuar. Independente da maneira, é fundamental que ativemos nossa rede de apoio para nos ajudar a conquistar nossos objetivos. Por isso, não tenha medo, compartilhe seus projetos com amigos, arrume um mentor, vá em eventos e discussões, tudo isso servirá para lhe manter no caminho para alcançar aquilo que você se propôs.

Agora vai, pegue um papel, ou eletrônico, e comece a planejar um novo ano. Feliz planejamento!

Gostou desse conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter, receba conteúdos como esse e todas as novidades da nossa rede colaborativa de empreendedores do Impact Hub.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede!