Top 10 Negócios Sustentáveis em 2019
12 março 2020 - belohorizonte

Texto traduzido do Impact Hub Blog 

A mudança começa com uma decisão, seja por uma pessoa, grupo ou organização. Líderes em todo o mundo são a chave para criar mudanças em direção a uma economia que se concentra no consumo e na produção responsáveis. A boa notícia é que os agentes da indústria estão finalmente ouvindo o apelo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e cada vez mais atores estão se tornando mais sustentáveis ​​em sua abordagem de negócios para contribuir para a realização desses objetivos.

À medida que a maioria dos consumidores se torna mais consciente do impacto que as grandes empresas podem ter nas questões sociais mais críticas da atualidade, se posicionar como empresa sustentável ​​se tornou mais importante e as marcas começaram a abordar essas questões sociais em seus programas de sustentabilidade. Assim, mais de 90% dos CEOs dizem que a sustentabilidade é fundamental para o sucesso.

Para comemorar a crescente preocupação com a sustentabilidade, não apenas para o cidadão comum, mas também para as grandes empresas, segue uma lista das dez principais empresas que têm sido proativas em seu movimento em direção ao consumo e produção responsáveis. As empresas listadas abaixo tiveram uma alta pontuação na lista Global 100 Empresas Mais Sustentáveis ​​de Corporate Knights ‘2019. metodologia de pontuação baseia-se em 21 indicadores-chave de desempenho (KPIs) com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como ODS 6: Água Limpa e Saneamento, ODS 13: Ação Climática e ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis. Essas empresas também foram avaliadas em KPIs universais: porcentagem de imposto pago, status de fundos de pensão, pontuação de sustentabilidade do fornecedor, mulheres na gerência executiva, mulheres no conselho, link de pagamento da sustentabilidade, deduções de sanções e receita limpa. Segue a lista:

 

ChrHansen.svg

 

Chr. Hansen Holding A/S

País: Dinamarca

Indústria GICS: Alimentos ou outros agentes químicos

Chr. A Hansen promove a adoção mais ampla de soluções naturais, desenvolvendo soluções microbianas (ou “boas bactérias”) para as indústrias farmacêutica, agrícola, alimentícia e nutricional. O foco da empresa na sustentabilidade visa contribuir com soluções nutritivas, seguras e saudáveis ​​para o consumidor global. 80% de sua receita provém do desenvolvimento de soluções naturais para preservar alimentos como iogurte e leite, protegendo as culturas usando bactérias naturais em vez de pesticidas, e criando alternativas aos antibióticos para animais.

Kering SA

País: França

Indústria GICS: vestuário e acessórios

Kering promove um luxo moderno e sustentável à serviço da criação que se traduz em algo único e autêntico. A empresa utiliza três pilares para seu modelo de sustentabilidade: cuidar, colaborar e criar. A Kering SA concentra-se em minimizar o consumo de recursos e a pegada ambiental, criando soluções inovadoras e criando um ambiente de respeito e colaboração para seus funcionários. Atualmente, eles adquirem mais de 40% de seus produtos de fontes sustentáveis ​​certificadas.

Neste Corporation

País: Finlândia

Indústria GICS: Refinarias de Petróleo

A Neste desenvolve soluções renováveis, de baixa emissão e circulares para as indústrias marítima, de transporte, de aviação e de produtos químicos e plásticos para compelir seus consumidores à reduzir sua dependência de petróleo bruto e emissões climáticas. Só recentemente a empresa deixou de ser uma empresa de combustíveis fósseis e passou a ter mais de 50% dos investimentos da Neste no desenvolvimento de produtos como biocombustíveis renováveis.

Ørsted

País: Dinamarca

Indústria GICS: energia por atacado

As principais áreas de negócios da Ørsted estão nos setores de energia eólica, bioenergia e mercados offshore. Cada área contribui para a sua visão de um planeta que funciona inteiramente com energia verde. A estratégia de sustentabilidade do negócio concentra-se na energia verde usando abordagens como a eliminação gradual do uso de carvão e o uso da energia eólica e solar. O principal objetivo de Ørsted é ajudar a tornar a sociedade totalmente dependente de energia sustentável. Eles tomaram medidas reduzindo suas emissões de CO2 27 anos mais rapidamente do que as demandas da ciência para o setor de energia.

 

GlaxoSmithKline plc

País: Reino Unido

Setor de GICS: Produtos biofarmacêuticos

A gigante dos biofarmacêuticos usa uma abordagem tripla na promoção da sustentabilidade. O objetivo da GlaxoSmithKline é melhorar a segurança da saúde e a saúde global usando inovações médicas, melhorando o acesso à saúde, disponibilizando seus produtos ao mercado e criando um ambiente de trabalho que inclua a inclusão e a diversidade, bem como o bem-estar de seus funcionários.

Prologis, Inc.

País: Estados Unidos

Setor GICS: Fundos de investimento imobiliário

Com uma forte dedicação à gestão ambiental, a Prologis, Inc. fornece instalações e soluções imobiliárias com eficiência de energia e líderes do setor para ajudar seu mercado a operar de maneira mais eficiente e sustentável. Também faz parceria com organizações comunitárias para iniciativas ambientais e sociais e incentiva seus funcionários e fornecedores a reduzir seus impactos ambientais. Em 2018, eles conseguiram adquirir 374 certificações de construção sustentável, totalizando 139 milhões de pés quadrados em 18 países.

Umicore

País: Bélgica

Indústria GICS: produtos de metais primários

A Umicore promove a reciclagem de seus materiais em resposta a problemas de escassez de recursos, segue rigorosa conformidade com as emissões e empurra suas soluções recarregáveis ​​para eletrificação de veículos. O negócio também visa fazer com que sua cadeia de valor de fornecimento e produto siga uma abordagem mais sustentável e ética de fornecimento.

 

Banco do Brasil SA 

País: Brasil

Indústria GICS: Bancos

O Banco do Brasil SA destinou US $ 51,19 bilhões para setores da economia verde. Também se concentra no uso sustentável de recursos, na redução de emissões de carbono e na melhoria da inclusão social, consolidando todas as ações com viés socioambiental no que diz respeito à melhoria de seus negócios e processos.

 

Shinhan Financial Group Co.

País: Coréia do Sul

Indústria GICS: Bancos

O grupo é a primeira holding financeira da Coréia do Sul a vender US $ 500 milhões em títulos verdes e de sustentabilidade – títulos para fins especiais que mesclam títulos para projetos de energia renovável, títulos verdes para melhoria ambiental e títulos sociais para projetos sociais que visam ajudar pequenas empresas e famílias de baixa renda. Em um esforço para aprimorar os valores de médio a longo prazo de clientes, sociedade e acionistas, a empresa também estabeleceu suas “Estratégias de RSE 2020”, na tentativa de responder proativamente a um ambiente de gerenciamento de sustentabilidade em mudança.

Taiwan Semiconductor

País: Taiwan

Indústria GICS: Equipamento de semicondutores

O negócio se concentra na fabricação ecológica e lançou um projeto de conservação de energia que utiliza projetos de economia de energia e redução de carbono. A empresa também é uma grande defensora da redução do consumo de energia e das emissões voláteis de gases orgânicos. Em 2018, eles foram capazes de aumentar sua taxa de reciclagem para 95%, superior a 90% em 10 anos consecutivos.

 

O que podemos aprender com essas empresas?

Constata-se que empresas com compromisso eterno em direção a consumo e produção responsáveis ​​têm mais tempo de permanência, investidores mais satisfeitos e receita mais limpa. Além disso, eles também desfrutam de melhores ambientes de trabalho devido ao foco na igualdade e liderança de gênero. As 10 empresas mais sustentáveis ​​do mundo em 2019 foram votadas pelos Corporate Knights – elas são conhecidas por serem líderes de pensamento que estão estabelecendo um novo padrão para outras empresas medirem até.

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede!