Texto traduzido do Impact Hub Blog
A mudança começa com uma decisão, seja por uma pessoa, grupo ou organização. Líderes em todo o mundo são a chave para criar mudanças em direção a uma economia que se concentra no consumo e na produção responsáveis. A boa notícia é que os agentes da indústria estão finalmente ouvindo o apelo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e cada vez mais atores estão se tornando mais sustentáveis em sua abordagem de negócios para contribuir para a realização desses objetivos.
À medida que a maioria dos consumidores se torna mais consciente do impacto que as grandes empresas podem ter nas questões sociais mais críticas da atualidade, se posicionar como empresa sustentável se tornou mais importante e as marcas começaram a abordar essas questões sociais em seus programas de sustentabilidade. Assim, mais de 90% dos CEOs dizem que a sustentabilidade é fundamental para o sucesso.
Para comemorar a crescente preocupação com a sustentabilidade, não apenas para o cidadão comum, mas também para as grandes empresas, segue uma lista das dez principais empresas que têm sido proativas em seu movimento em direção ao consumo e produção responsáveis. As empresas listadas abaixo tiveram uma alta pontuação na lista Global 100 Empresas Mais Sustentáveis de Corporate Knights ‘2019. A metodologia de pontuação baseia-se em 21 indicadores-chave de desempenho (KPIs) com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como ODS 6: Água Limpa e Saneamento, ODS 13: Ação Climática e ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis. Essas empresas também foram avaliadas em KPIs universais: porcentagem de imposto pago, status de fundos de pensão, pontuação de sustentabilidade do fornecedor, mulheres na gerência executiva, mulheres no conselho, link de pagamento da sustentabilidade, deduções de sanções e receita limpa. Segue a lista:
Chr. Hansen Holding A/S
País: Dinamarca
Indústria GICS: Alimentos ou outros agentes químicos
Chr. A Hansen promove a adoção mais ampla de soluções naturais, desenvolvendo soluções microbianas (ou “boas bactérias”) para as indústrias farmacêutica, agrícola, alimentícia e nutricional. O foco da empresa na sustentabilidade visa contribuir com soluções nutritivas, seguras e saudáveis para o consumidor global. 80% de sua receita provém do desenvolvimento de soluções naturais para preservar alimentos como iogurte e leite, protegendo as culturas usando bactérias naturais em vez de pesticidas, e criando alternativas aos antibióticos para animais.
Kering SA
País: França
Indústria GICS: vestuário e acessórios
Kering promove um luxo moderno e sustentável à serviço da criação que se traduz em algo único e autêntico. A empresa utiliza três pilares para seu modelo de sustentabilidade: cuidar, colaborar e criar. A Kering SA concentra-se em minimizar o consumo de recursos e a pegada ambiental, criando soluções inovadoras e criando um ambiente de respeito e colaboração para seus funcionários. Atualmente, eles adquirem mais de 40% de seus produtos de fontes sustentáveis certificadas.
Neste Corporation
País: Finlândia
Indústria GICS: Refinarias de Petróleo
A Neste desenvolve soluções renováveis, de baixa emissão e circulares para as indústrias marítima, de transporte, de aviação e de produtos químicos e plásticos para compelir seus consumidores à reduzir sua dependência de petróleo bruto e emissões climáticas. Só recentemente a empresa deixou de ser uma empresa de combustíveis fósseis e passou a ter mais de 50% dos investimentos da Neste no desenvolvimento de produtos como biocombustíveis renováveis.
Ørsted
País: Dinamarca
Indústria GICS: energia por atacado
As principais áreas de negócios da Ørsted estão nos setores de energia eólica, bioenergia e mercados offshore. Cada área contribui para a sua visão de um planeta que funciona inteiramente com energia verde. A estratégia de sustentabilidade do negócio concentra-se na energia verde usando abordagens como a eliminação gradual do uso de carvão e o uso da energia eólica e solar. O principal objetivo de Ørsted é ajudar a tornar a sociedade totalmente dependente de energia sustentável. Eles tomaram medidas reduzindo suas emissões de CO2 27 anos mais rapidamente do que as demandas da ciência para o setor de energia.
GlaxoSmithKline plc
País: Reino Unido
Setor de GICS: Produtos biofarmacêuticos
A gigante dos biofarmacêuticos usa uma abordagem tripla na promoção da sustentabilidade. O objetivo da GlaxoSmithKline é melhorar a segurança da saúde e a saúde global usando inovações médicas, melhorando o acesso à saúde, disponibilizando seus produtos ao mercado e criando um ambiente de trabalho que inclua a inclusão e a diversidade, bem como o bem-estar de seus funcionários.
Prologis, Inc.
País: Estados Unidos
Setor GICS: Fundos de investimento imobiliário
Com uma forte dedicação à gestão ambiental, a Prologis, Inc. fornece instalações e soluções imobiliárias com eficiência de energia e líderes do setor para ajudar seu mercado a operar de maneira mais eficiente e sustentável. Também faz parceria com organizações comunitárias para iniciativas ambientais e sociais e incentiva seus funcionários e fornecedores a reduzir seus impactos ambientais. Em 2018, eles conseguiram adquirir 374 certificações de construção sustentável, totalizando 139 milhões de pés quadrados em 18 países.
Umicore
País: Bélgica
Indústria GICS: produtos de metais primários
A Umicore promove a reciclagem de seus materiais em resposta a problemas de escassez de recursos, segue rigorosa conformidade com as emissões e empurra suas soluções recarregáveis para eletrificação de veículos. O negócio também visa fazer com que sua cadeia de valor de fornecimento e produto siga uma abordagem mais sustentável e ética de fornecimento.
Banco do Brasil SA
País: Brasil
Indústria GICS: Bancos
O Banco do Brasil SA destinou US $ 51,19 bilhões para setores da economia verde. Também se concentra no uso sustentável de recursos, na redução de emissões de carbono e na melhoria da inclusão social, consolidando todas as ações com viés socioambiental no que diz respeito à melhoria de seus negócios e processos.
Shinhan Financial Group Co.
País: Coréia do Sul
Indústria GICS: Bancos
O grupo é a primeira holding financeira da Coréia do Sul a vender US $ 500 milhões em títulos verdes e de sustentabilidade – títulos para fins especiais que mesclam títulos para projetos de energia renovável, títulos verdes para melhoria ambiental e títulos sociais para projetos sociais que visam ajudar pequenas empresas e famílias de baixa renda. Em um esforço para aprimorar os valores de médio a longo prazo de clientes, sociedade e acionistas, a empresa também estabeleceu suas “Estratégias de RSE 2020”, na tentativa de responder proativamente a um ambiente de gerenciamento de sustentabilidade em mudança.
Taiwan Semiconductor
País: Taiwan
Indústria GICS: Equipamento de semicondutores
O negócio se concentra na fabricação ecológica e lançou um projeto de conservação de energia que utiliza projetos de economia de energia e redução de carbono. A empresa também é uma grande defensora da redução do consumo de energia e das emissões voláteis de gases orgânicos. Em 2018, eles foram capazes de aumentar sua taxa de reciclagem para 95%, superior a 90% em 10 anos consecutivos.
O que podemos aprender com essas empresas?
Constata-se que empresas com compromisso eterno em direção a consumo e produção responsáveis têm mais tempo de permanência, investidores mais satisfeitos e receita mais limpa. Além disso, eles também desfrutam de melhores ambientes de trabalho devido ao foco na igualdade e liderança de gênero. As 10 empresas mais sustentáveis do mundo em 2019 foram votadas pelos Corporate Knights – elas são conhecidas por serem líderes de pensamento que estão estabelecendo um novo padrão para outras empresas medirem até.