10 dicas para posicionar a sua marca em tempos de crise
15 abril 2020 - belohorizonte

Em meio ao cenário de quarentena, o Impact Hub Floripa lançou o “Encontros de Impacto”, momentos onlines para engajar e trazer conteúdos relevantes sobre negócios e vida pessoal para a comunidade. Durante esses encontros, os membros têm a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, inspirar e impactar mais pessoas!  

No bate-papo com o tema “Cuidando do Meu Negócio: Posicionando sua marca em tempos difíceis, convidamos os especialistas em comunicação e marca, Josafá Rohde, do Impact Hub Floripa e Camilla Hara, do Impact Hub Curitiba,  para compartilharem algumas dicas sobre como enfrentar esse momento e sair da crise ainda mais fortes. Confira os principais pontos da conversa:

“Nesse cenário de crise, é importante que o empreendedor ou o líder mantenha-se fiel à verdade e firme à essência da empresa e da marca. Assim, aumenta a chance de se posicionar bem mesmo em tempos difíceis. E o risco de parecer oportunista diminui muito”, disse Camilla Hara. 

“Essa é a hora de manter as conexões on-line! É importante estar o mais próximo possível dos clientes atuais e também leads e prospects, reforçando como o seu produto ou serviço pode fazer a diferença na crise ou como está se adaptando a ela para continuar atendendo as demandas e agregando ao negócio dos parceiros. No entanto, vale lembrar que a estratégia de comunicação e marketing deve focar mais em qualidade que em quantidade, sempre avaliando se há realmente conteúdo relevante para compartilhar neste momento ou não”, afirmou Josafá Rohde.

 

Para você aplicar isso facilmente em seu negócio e tornar a comunicação mais assertiva e relevante com seu cliente, separamos 10 dicas de Comunicação para Gerenciamento de Crise:

 

1. Crie um comitê para tomada de decisões e tenha um único líder para fazer comunicados mais importantes

Reúna sua equipe, parceiros e pessoas que estejam disponíveis a ajudar, e crie uma base para pensarem juntos, enxergarem novas possibilidade, conhecer outros pontos de vista e não precisar tomar uma decisão sozinho. Mas lembre-se, é importante ter um representando/líder para falar pela empresa, ser o porta voz de todas as escolhas tomadas.

 

2. Esteja preparado para se posicionar e ser assertivo logo na primeira resposta, transmitindo as principais mensagens-chave

Se prepare e tenha um tempo para se planejar, mesmo que seja rápido, é essencial tudo estar alinhada e pronto para ser comunicado, principalmente quando se trata de um posicionamento em período de crise.

3. Seja transparente e tenha um posicionamento bem alinhado com seu público interno

Você é um líder e é o porta-voz da marca, tanto para o público externo quanto interno. O mesmo cuidado com a comunicação precisa acontecer com seus colaboradores, tudo o que for exposto e posicionado, precisa acontecer internamento, assim suas ações estarão alinhadas com seu discurso, sem gerar ruídos.

4. Busque respaldo seguindo as medidas tomadas pelas autoridades locais e as boas práticas do mercado e da concorrência

Sua escolhas precisam estar de acordo com as autoridades da sua cidade, estado e país. Fique atento aos comunicados oficiais e ande para a mesma direção, assim como se abra para observar a concorrência e nesse momento se apoiarem para um bem maior.

 

5. Não tome decisões de cabeça quente e nem aja no calor da emoção

Pare, respire, olhe para sua empresa e observe o que você pode fazer de melhor para seus clientes e colaboradores, antes de sair comunicando algo que possa se arrepender depois. Lembre-se que todos estão passando pelo mesmo problema. Você não está sozinho, mantenha a calma.

6. Mas também, não demore muito para tomar uma atitude e se posicionar, se possível, saindo na frente – prazo e oportunidade andam juntos

Sim, precisamos planejar, pensar e estar confiante em nossas decisões, porém sabemos que o tempo é curto, então se dedique e tente tomar atitudes importante em um curto período. Esse é um momento que as coisas mudam rapidamente, então esteja atento e aproveite as oportunidade para se comunicar da melhor forma possível.

 

7. Não terceirize responsabilidades a respeito das decisões tomadas

Se você tomou uma decisão que não foi tão assertiva como imaginava, assuma e mostre que sua empresa está ali, como muitas outras, aprendendo e se dedicando para o melhor de todos. É importante ser humilde, corrigir o erro e não colocar a escolha em outras pessoas. A escolha foi tomada pela a empresa e um contexto determinada e se isso mudar, sua empresa precisa estar de cabeça erguida para seguir outras escolhas.

 

8. Não seja arrogante ou se ache o dono da verdade – peça opiniões, desculpas, volte atrás, mostre-se vulnerável e humilde

Nesse novo processo de trabalho e estilo de vida, não sabemos tudo e estamos vivendo um momento de incertezas, tudo bem errar, mas esteja pronto para assumir e pedir ajuda quando necessário. O que acontece hoje, amanhã já pode ser muito diferente, então esteja aberto para mudanças sem peso na consciência.

 

9. Não entre na briga, nem com clientes e parceiros, nem com colaboradores. Pratique a escuta ativa!

Entenda que todos estão vivendo com uma incerteza, então é natural que seus clientes queiram talvez cancelar, cortar gastos, investimentos, pagamentos, mas agora não é o momento para brigas, ouça com atenção todas as considerações e juntos entrem em um acordo para o que fica melhor para ambos.

 

10. Imagem é tudo!

Tenha atenção em como sua empresa é vista, esteja presente, fique atendo no engajamento de seus clientes e colaboradores e lembre que você e seu time, representam a empresa, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Acreditamos que com essas dicas as decisões e ações ficam mais alinhadas para que seu negócio ganhe força e possa passar por esse período o mais tranquilo possível. Caso precise de algum apoio, o Impact Hub está aqui para juntos construirmos uma comunidade mais forte e de impacto. Seguimos juntos!

Confira a live completa aqui.

Por  Ana Hoffmann e Jéssica Vieira

 


CONTINUE APROVEITANDO O NOSSO BLOG.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede!