Como o empoderamento feminino é trasnformador
26 novembro 2020 - Raízes Desenvolvimento Sustentável

A discussão em torno do empoderamento das mulheres tem aumentado nos últimos anos. A partir disso, não é mais simples calar uma mulher e aquela frase “mexeu com uma mexeu com todas” nunca foi tão verdade.

Prova disso, foram as manifestações virtuais e físicas para defender o direito da menina de 10 anos, estuprada pelo tio, de realizar um aborto, garantido de por lei. Ou, mais recente, os questionamentos levantados em massa em realção à validade do contraditório e inquisitório julgamento da blogueira Mariana Ferrer.

O empoderamento feminino é um caminho sem volta!

É a partir da consciência da nossa força, das nossas capacidades e do fortalecimento da nossa autoconfiança que passamos a ocupar e a reivindicar todo e qualquer espaço que desejamos ocupar.

Quais são nossas Raízes? 

A Raízes é um negócio social essencialmente social e feminino, formando, há 14 anos e composto 90% por mulheres que buscam a transformação positiva do mundo. Eu, Mariana Madureira, fui uma das cofundadoras e, hoje, sou diretora dessa empresa B.

Cocriamos soluções para problemas diversos usando a sustentabilidade como premissa. Focamos nossos projetos no desenvolvimento sustentável de regiões, especialmente com um olhar sobre a geração de renda para as mulheres.

Trabalhamos através de projetos de transformação social e territorial, com capacitação para empreendedores, valorizando a cultura, fortalecendo a identidade e movendo a economia local. 

De dentro para fora

Nossas práticas internas privilegiam e empoderam as mulheres: são delas todos os cargos de liderança da empresa, por exemplo.

E estendemos o que acreditamos para o campo de atuação. Em Minas Gerais, trabalhamos com alguns grupos quase exclusivamente femininos: em Catas Altas, a associação Sabores do Morro; com as tecelãs Flores do Carmo, em Itabira; as tapeceiras de Periquito; as Bordadeiras de Ipoema. 

Temos ainda um carinho especial pelas mulheres do Vale do Jequitinhonha, que transformam o barro da região em lindas peças de artesanato. Elas estiverem presentes nos primeiros anos da Raízes, em projetos de desenvolvimento da região por meio da geração de renda e também em um roteiro de turismo comunitário que hoje é operado pela Vivejar (uma spin-off da Raízes).

Além disso, distribuímos centenas de coletores menstruais gratuitamente pelo nosso projeto em parceria com a Korui, o Dona do Meu Fluxo.

Inclusive, nos workshops em que falamos sobre os benefícios do coletor, como utilizá-lo e higienizá-lo de maneira correta.

Falamos também de sororidade, autoestima, a importância de conhecer o próprio corpo e como denunciar qualquer tipo de assédio e violência contra a mulher.

Reconhecimento 

A Raízes é signatária dos Princípios do Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres e tem se comprometido a uma jornada de aprimoramento – assim como ela faz como empresa B, um caminho de melhoria.

Essas ações com o comprometimento pela Equidade de Gênero nos renderam o bronze no Prêmio WEPs 2019 da ONU Mulheres, na categoria pequenas empresas. 

O prêmio tem o propósito de incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.

E como são muitas as iniciativas as quais temos de lutar por justiça social, para além do empoderamento feminino especificamente, fazemos parte do manifesto Seja Antirracista”, idealizado pelo Sistema B e pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR).

O ID_BR é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial.

Assim, o empoderamento feminino está em nossa essência, e convidamos outras empresas a assumirem compromissos públicos e mudarem sua cultura interna.  Acreditamos que só empoderando mulheres, sobretudo mulheres negras, podemos combater as interpéries diárias de um mundo, essencialmente, machista e patriarcal. 

Por Mariana Madureira

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede!
Raízes Desenvolvimento Sustentável

Raízes Desenvolvimento Sustentável

A Raízes é um negócio social que busca diminuir as desigualdades sociais e o desequilíbrio de gênero com soluções de sustentabilidade no turismo e sua produção associada: gastronomia, artesanato, cultura e agroecologia. A empresa atua na cocriação de soluções para comunidades em conjunto com empresas, governos e ONGs interessados em fortalecer o capital social e valorizar os ativos culturais dos territórios em que estão inseridos.
Nossa principal área de atuação está no desenvolvimento de projetos de turismo sustentável, geração de renda e equidade de gênero, além do enfoque na governança coletiva ou em rede.
Desde de sua fundação em 2006 a empresa já desenvolveu projetos em todas as regiões do Brasil e na África impactando diretamente mais de 220 mil pessoas e indiretamente cerca de 3 milhões em mais de 60 projetos, a maior parte deles focando no público de comunidades tradicionais, populações vulneráveis e mulheres.