MEIs, Empreendedorismo

,

O que fazer antes de se tornar um dos MEIs

 Os MEIs já são mais da metade das empresas registradas no país.

É muito comum o índice de novas empresas crescer a cada crise econômica que o nosso país enfrenta. Até o final de agosto, o Brasil chegou à triste marca dos 12,9 milhões (IBGE) de pessoas desempregadas. Para imaginar melhor qual o volume de gente, é quase uma cidade de São Paulo inteira ou a metade de toda a população de Minas Gerais (dados IBGE, 2020). Deu pra sentir o impacto daí?

Na outra ponta, temos os microempreendedores individuas, que são responsáveis pelo recorde de 889.112 novos registros de maio a agosto de 2020, segundo o Mapa das Empresas, feito pelo Governo Federal. MEIs já são mais da metade dentre todos os demais tipos de empresas registradas no país. Isso quer dizer que a economia está bem? R: Não. O déficit de 2020 já representa 8,96% de todas as riquezas produzidas no Brasil, pelos cálculos do Ministério do Trabalho.

Positivo ou Preocupante

Registrar recordes de novos MEIs é positivo e preocupante, ao mesmo tempo. Novos empreendedores surgindo. Novos negócios sendo criados. Novas oportunidades de recomeço pra muita gente. Futuros empregos que poderão ser gerados. O alerta é, sobretudo, relacionado à sobrevivência dessas novas empresas. Para que uma pessoa tenha sucesso com seu negócio, existem inúmeras etapas de desenvolvimento. A gente sabe que algumas pulamos, atrasamos ou adiantamos. Numa carreira como empreendedor, o indivíduo aprende de tudo, até daquilo que nem imaginava ou gosta.

A maturidade para ser empreendedor é algo adquirido com os desafios do dia a dia mesmo. Não é só criar um MEI para apenas emitir nota de um job ou pra começar com o negócio. Vestir a camisa de empreendedor traz consigo o treino: gestão, liderança, criatividade, inovação, financeiro, administrativo, comercial… A lista nunca acaba, porque enquanto uma empresa existe, ela vai viver algo novo, todos os dias. Parece desesperador, mas CALMA! Goosfraba. Tem como lidar com tudo isso sim, aos poucos. Apoio é extremamente necessário, principalmente em redes com mais empreendedores. Ampliar o networking também ajuda na sua relação comercial e para encontrar parceiros.

Na rede do Impact Hub você tem acesso a vários conteúdos, relacionados a cada uma dessas temáticas, que permeiam o empreendedorismo. Tem também networking, extremamente necessário para ampliar seu leque de oportunidades (para negócios, contatos, parcerias, etc). No começo, as despesas também só crescem, né, E é por isso que oferecemos planos pensados nessa etapa (e sem precisar de você sair do seu home office). Veja no nosso site belohorizonte.impacthub.net os Planos Virtuais.

Conosco, você não precisa passar por tanta coisa sozinho(a). A gente também quer ver sua empresa evoluir e conquistar seu espaço no mundo!

Posts relacionadas

Você quer ler mais histórias sobre este assunto? Confira essas postagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.