um ano perdido

2020 será um ano perdido?

Todo carnaval tem seu fim, canta a música. Mas, pouco imaginávamos que o Carnaval 2020 teria um fim tão inesperado. Um dia a gente estava coberto de purpurina e bebendo cerveja gelada, no outro álcool em gel nas mãos e máscaras, nada festivas, cobrindo sorrisos. 2020 se mostrou bastante hostil, e há quem diga: um ano perdido.

Abraços ficaram suspensos, assim como parte dos planos escritos, das viagens programadas e das reuniões agendadas. Frustrante um cenário tão imprevisível quanto caótico, não há como negar. Mas dizer que 2020 foi um ano perdido pode não ser total verdade.

Lições e aprendizados

A pandemia ampliou nossa capacidade de adaptação e isso é algo que não pode ser ignorado. Dentre tantas lições que vamos levar de 2020, a nossa habilidade para enfrentar crises e mudanças é uma das principais.

2020 só será um ano perdido se você deixar.

Reinventamos o trabalho, os negócios, a casa e nós mesmos. O distanciamento e isolamento social trouxeram novas experiências que despertaram habilidades até então adormecidas ou desconhecidas, como capacidade de adaptação e de lidar com o medo.

O fato é que ninguém vai sair de 2020 imune às transformações. Ninguém vai fechar esse ano sem ter aprendido alguma lição ou passado por um grande desafio. E, mais uma vez: só será um ano perdido se você quiser!

Fomos testados e nos descobrimos mais fortes, flexíveis e capazes de de viver um dia de cada vez: somos seres adaptáveis, conseguimos tomar consciência do que é nosso e lidar com crises sem desesperar. O medo vem junto, sim, mas temos comportamentos congruentes que nos levam a crescer e desenvolver habilidades.

O ano de 2020 vai ficar marcado na memória e nos livros de história, mas para além de 366 dias atípicos, deve também ser consagrado como um ano de crescimento. Pare e repare!

Posts relacionadas

Você quer ler mais histórias sobre este assunto? Confira essas postagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.