Desigualdade Social Brasil

,

Vamos falar sobre a desigualdade social no Brasil?

A desigualdade social é um problema grave no Brasil que afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas. Trata-se de uma diferença entre classes sociais que provoca distinção em aspectos econômicos, educacionais, culturais, de gênero, raça e crença. As marcas deixadas por ela são muitas: disparidade de oportunidades, diferenças econômicas, preconceito, entre outras.

Alguns dados evidenciam a necessidade de mudanças urgentes para diminuir a disparidade social vivida no país. Em termos de renda, o coeficiente Gini, que mede a desigualdade de renda, foi a 0,489 em 2022, segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o que sinaliza que o Brasil tem um nível de desigualdade de renda altíssimo. Além disso, a desigualdade de acesso à educação também é um problema grave. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2019, apenas 33,1% das pessoas com 25 anos ou mais concluíram o ensino médio. 

Quando se trata de saúde, a parcela da população que tem maior poder aquisitivo tem acesso a planos de saúde e atendimento de qualidade. Os mais pobres não conseguem recorrer, na maioria das vezes, nem a serviços básicos que deveriam estar disponíveis a toda população. 

Apesar dos dados do IBGE de 2022 apontarem uma melhora no rendimento médio mensal domiciliar e do mercado de trabalho, é necessário continuar mantendo uma crescente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Os benefícios sociais concedidos à população ajudaram na diminuição da desigualdade, porém políticas públicas orçamentárias eficientes precisam ser colocadas em prática para que esses auxílios sejam mantidos, além da execução de planejamentos eficientes que visem a melhoria da educação e produtividade. 

As mudanças necessárias para que a igualdade seja de fato reduzida passam pela:

  •  Promoção da igualdade de oportunidades para todos;
  • Redução significativa da desigualdade financeira;
  • Garantia de salários justos e condições de trabalho dignas;
  • Construção de uma sociedade mais justa e inclusiva;
  • Melhoria da educação e do acesso à saúde para toda a população.

A luta pela transformação e crescimento do país é um dever de todos. Imagine como seria a sociedade se todas as pessoas tivessem acesso a serviços básicos, oportunidades econômicas e uma vida digna independentemente de sua idade, gênero, deficiência, raça, etnia, nacionalidade, religião ou qualquer outra coisa? Essas metas podem ser alcançadas com o empenho de cada indivíduo que tem consciência da importância de uma sociedade mais justa. 

Seja você parte dessa mudança! 

Compartilhe este conteúdo!
Conheça o Impact Hub BH um pouco mais.

Posts relacionadas

Você quer ler mais histórias sobre este assunto? Confira essas postagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.