, ,

SAÚDE MENTAL E TRABALHO: O BEM-ESTAR PROFISSIONAL

A saúde mental é caracterizada pelo funcionamento adequado da mente, de forma que a pessoa se encontra num estado de bem-estar em que consegue administrar suas emoções, apreciar a vida e contribuir para o meio em que vive. Uma mente saudável inibe os riscos de depressão, burnout e ansiedade, transtornos esses que afetam o cérebro e diminuem a qualidade de vida.

O trabalho é uma peça fundamental no desenvolvimento pessoal e interfere diretamente na forma como o ser humano se enxerga. Quantas horas por dia você gasta trabalhando? Geralmente, 8 horas ao menos são investidas no ambiente corporativo. Alguém que trabalha num espaço agradável, com algo que se identifica, onde é valorizado e destacado por sua produtividade, certamente se sentirá bem. Porém, o contrário também é verdadeiro.

Por investir tanto tempo do dia em um cargo, é necessário que se encontre satisfação e felicidade no cotidiano, ao invés de estresse e desânimo. Infelizmente, muitas pessoas encontram-se infelizes em suas funções, o que acaba contribuindo com o desenvolvimento de problemas de saúde mental. Acompanhe a seguir:

SÍNDROME DE BURNOUT

saúde trabalho bem-estar

Esse distúrbio psíquico é causado pela exaustão extrema relacionada ao esgotamento profissional, e afeta todas as áreas da vida do indivíduo. O acúmulo de estresse, tensão emocional e volume de trabalho excessivo são características comuns nas pessoas acometidas por esse mal.

Alguns sintomas comuns do burnout são: cansaço mental e físico excessivo, dores musculares, perda de apetite, desânimo e apatia, irritabilidade e agressividade, tristeza excessiva, dificuldade de concentração, entre outros. O quadro pode evoluir para uma depressão profunda caso não seja tratado da forma correta. É importante não ignorar esses sintomas e procurar um médico para fazer o diagnóstico correto, seguido do tratamento adequado.

TRANSTORNO DE ANSIEDADE

Ansiedade é algo comum para todo ser humano. Quem nunca passou por momentos ou situações que despertaram esse sentimento de forma extrema? Dificilmente haverá uma pessoa que nunca passou por momentos em que teve medo de algo ruim acontecer ou de tudo dar errado.

O transtorno de ansiedade é caracterizado por uma preocupação excessiva e constante, de modo que em meio a crise o indivíduo sente tamanha tensão que não consegue permanecer no momento presente e analisar a situação de forma racional. É comum que a pessoa tenha alterações de humor e apetite, sensação de estar à beira de um ataque de nervos, tontura, suor excessivo, taquicardia, falta de ar, medos irracionais, tensão muscular, entre outros.

Se você sente preocupação por qualquer situação e não consegue relaxar, é preciso ficar atento e procurar um médico.

SAUDÁVEL NA MENTE, PRODUTIVO NA VIDA

saúde trabalho bem-estar

A saúde mental é a base para uma vida produtiva e satisfatória. Quanto mais o ser humano se conhece, mais facilmente tomará decisões que vão contribuir para seu bem-estar. Compreender quais são seus limites e procurar ajuda são atitudes primordiais para o crescimento emocional, que reflete em todas as outras áreas.

No mês de combate ao suicídio, nós do Impact Hub BH queremos te incentivar a procurar ajuda profissional de forma preventiva. Você é o maior bem que possui, e conseguirá construir coisas sólidas se estiver bem.

Para conhecer melhor sobre nós. Acesse: @impacthubbh

Posts relacionadas

Você quer ler mais histórias sobre este assunto? Confira essas postagens.