O ODS 11 e a construção de cidades sustentáveis
26 maio 2021 - Impact Hub

Enchentes, superpopulação, trânsito caótico, falta de saneamento básico. Já teve que lidar com algum desses problemas? Todos eles são consequência de um fator nada simples: a inexistência de um planejamento urbano.

Com o êxodo rural, o crescimento das cidades aconteceu de forma intensa e desregulada, acarretando em uma série de que questões. Segundo dados da ONU, hoje, mais da metade da população mundial vive em cidades urbanas e a expectativa é que, até 2050, esse número aumente para 70%.

Para manter a qualidade de vida é necessário que medidas sejam tomadas, e rápido. E aí que entra o ODS 11.

O que são os ODS?

ODS são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, no total eles são 17 e atuam em diferentes frentes, com a meta de alcançar um mundo mais equilibrado até 2030.

Eles são a primeira linguagem global que conversam com empresas, órgãos públicos e a sociedade, de maneira comum, assim colocou Tomás de Lara, co-fundador da Cidades +B e um de nossos parceiros.

Eles são também o maior projeto colaborativo da história da ONU.

ODS 11

O Objetivo Sustentável 11 diz respeito as Cidades e Comunidades Sustentáveis e busca fomentar cidades e assentamentos inclusivos, resilientes e, claro, sustentáveis.

O maior projeto colaborativo da ONU

No geral os ODS são sobre isso: colaboração.Mais do que isso, colaboração multisetorial. Nenhum dos objetivos pode ser cumprido sem a ajuda dos diversos atores envolvidos.

Quando se fala no aspecto urbano, o colaborativo é ainda mais essencial. Cidades são organismos complexos, com questões e ambientes diversos. Na hora de transformar esses espaços em lugares mais sustentáveis, é indispensável a presença do diálogo.

Conversa essa que tem que ser construída a partir da presença de diferentes atores, a fim de criar uma perspectiva integral e sistêmica.

Lembrando que essa discussão não cabe apenas aos órgãos públicos e empresas privadas, também deve ser levada para a sociedade como um todo e no levar a refletir como cidadãos.

No episódio 25 do nosso HubCast, você encontra mais informações sobre o tema. Escute pelo link: Hubcast 25 | A importância do diálogo na construção de cidades e comunidades mais sustentáveis

Leia também: One Planet Summit 2021: Compromisso de ação para a biodiversidade

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede!

Impact Hub

Somos uma rede global de empreendedores de impacto que acreditam em negócios e pessoas agindo conscientemente para criar um mundo justo e sustentável. Temos a missão de inspirar, conectar e capacitar nossos membros a desenvolverem suas ideias empreendedoras de impacto positivo.