Dificuldades nos negócios: 5 estratégias para superá-las
27 maio 2020 - belohorizonte

Todas, absolutamente todas as pessoas que possuem negócios estão, neste momento, com algum tipo de dificuldade. Os motivos são variados: baixa nas vendas, impossibilidade de atendimento, problemas com entregas, capital de giro, recursos, perspectiva.

Outras sofrem com o excesso de demanda: de atendimento, de serviços, de produtos. Mas, por mais que as dificuldades sejam diferentes e os contextos sejam únicos, há sempre estratégias que podem nos apoiar.
Selecionamos e trouxemos algumas delas para você. Confira:

 

Erre rápido, corrija rápido. Mas lembre-se: erre barato.

Uma das estratégias mais clássicas do empreendedorismo é a que ainda nos deixa mais apreensivos: errar rápido. Principalmente em contextos de crise, isso é algo que vai e tem que acontecer. Colocar em prática suas estratégias, ainda que elas possam estar erradas, é a maneira mais rápida de entender melhor como ela será recebida.

O grande segredo é estar preparado para corrigir os erros. Você deve acompanhar e ir avaliando o resultado desde o início. Se preparar para a realização de ajustes ou para a possibilidade de ter que interromper o processo assim que se tornar claro que ele não é válido. 

Entretanto, existe um terceiro fator muito relevante: o custo do seu erro deve ser baixo. Fazer uma mudança de alto risco não é errar rápido. Errar rápido significa testar uma estratégia com o menor esforço de equipe, com o menor custo e da forma mais simples possível, o famoso MVP (mínimo produto viável). Não precisa estar perfeito, precisa estar bom o suficiente para a realização do teste.

 

Classifique para priorizar

Ainda que o número mudanças e urgências sejam grandes, tire um tempo para entendê-las e classificá-las por ordem de prioridade. Correr para resolver as pendências sem antes entendê-las pode gerar um grande gasto de energia para pouco impacto final.

Antes de se jogar nas tarefas busque entender e classificá-las considerando qual delas causará um maior impacto positivo. Você pode se surpreender como algumas pequenas coisas podem gerar muito mais resultado do que as ações aparentemente urgentes e importantes. Entenda, classifique, priorize e ataque.

 

Tenha um rede de apoio

Se você tem um problema que não consegue resolver, o melhor caminho é buscar alguém que já passou pelo mesmo problema ou tenha mais conhecimento sobre o assunto. É a forma mais rápida e assertiva para conseguir avançando. É aí que entra o seu networking, e justamente por isso é algo tão valorizado.

Construir uma rede de apoio irá lhe ajudar na hora de conseguir mentorias, conselhos, serviços, funcionários, parceiros e até mesmo descontos. O futuro é colaborativo. Nossos membros já perceberam isso, e por aqui no Impact Hub eles têm acesso a empreendedores de todo o mundo, trocam experiências, ajuda e serviços. 

Construa a sua. Busque pessoas que possam te ajudar e esteja disponível para contribuir com o crescimento dos outros.

 

Mantenha-se atualizado

Invista tempo em se atualizar sobre o mercado, mas o mercado como um todo, não apenas o de sua atuação. Converse com outros empreendedores, leia artigos e notícias, busque pesquisas de tendência de mercado e consumo e, principalmente, acompanhe novidades de outras marcas e concorrentes. São dessas fontes que irão vir ideias, caminhos, oportunidades, e soluções para o seu negócio. Sua tarefa é permitir que que isso aconteça.

 

Considere pivotar. Por mais difícil que seja, pode valer a pena começar de novo

Existem situações em que o melhor a fazer é mudar completamente de caminho. Se apegar a algo que não está avançando pode ser apenas medo de começar de novo – não do zero. Diversas empresas já precisaram passar por esse processo e hoje agradecem o momento em que enxergaram que estavam indo para a direção errada.

Essa não é uma decisão que você precisa tomar sozinho. Acesse sua rede, busque apoio, veja outras perspectivas, discuta possibilidades. Isso irá te auxiliar no processo de decisão e te dará a confiança necessária avançar, seja em seu caminho atual, seja em um novo.

 

E uma dica extra

A rede Impact Hub está sempre ao seu alcance. Nós nascemos com o objetivo de reunir pessoas de mente empreendedora em uma comunidade colaborativa para que cresçam e aumentem seu impacto em conjunto. E acreditamos que empresas e pessoas podem construir um futuro justo e sustentável. 

Se você acredita nessa visão, lembre-se: nossa rede está sempre aberta para você. 

Conheça nossos planos virtuais, planos de coworking ou conecte-se por nossos canais: Newsletter, Linkedin, Instagram, Facebook.

 

Por Luisa Pereira, Head de Comunicação e MKT do Impact Hub BH


CONTINUE APROVEITANDO O NOSSO BLOG.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede!