A importância do apoio às iniciativas de impacto
18 fevereiro 2021 - Impact Hub

O chamado “setor 2.5”, por estar entre o produtivo e as ONGs, vem crescendo no país. Com a pandemia, e as drásticas mudanças nos hábitos de consumo, iniciativas de impacto ganharam ainda mais visibilidade.

Esses negócios que buscam soluções socioambientais, são necessários para a construção de um futuro mais sustentável e equilibrado, desejo que aflorou depois de o mundo entrar em um confinamento irrestrito devido à pandemia do novo coronavírus.

A necessidade da criação de uma nova economia, cujos pilares e assentem no Capitalismo Consciente é pauta urgente e que veio para ficar na agenda mundial. Nesse contexto buscar apoiar iniciativas que ajudem a transformar e a impactar de forma positiva o mundo em que vivemos deve ser ação diária e constante.

Mas como apoiar?

Vai muito além do financeiro. O apoio a uma iniciativa de impacto pode acontecer através de divulgação, por exemplo, ou de mentorias e assessorias, ajudando na definição de um de um planejamento estratégico.

É necessário que essas iniciativas se tornem mais comuns e abundantes  e para que isso ocorra é preciso fomentar na sociedade uma mentalidade transformadora de ação: “eu sou capaz de mudar o mundo, nós somos capazes de mudar o mundo!”.

Muito além do lucro

A compreensão de que negócios pode sim ter um grande impacto social positivo para além da lucratividade é fundamental para que possamos criar uma realidade mais justa e próspera para as próximas gerações!

Empresas que fazem ações para lucrar a qualquer custo e não se importam com as consequências sociais ou ambientais que causam, estão sendo cada vez mais criticadas e cobradas. Assim, negócios construídos sob os pilares do Capitalismo Consciente, colocando o cliente em primeiro lugar e no centro de todas estratégias, sobrassaem na corrida pelo sucesso.

Além disso, já percebemos que os investidores também têm buscado investir dinheiro para obter um retorno financeiro positivo. Ou seja, eles estão buscando uma compreensão completa do impacto que as empresas esperam alcançar e, para isso, é preciso que os negócios estejam preparados para medir e evidenciá-lo.

Classificação B-Corp

A classificação da B-Corp é dada a empresas que atendem a uma lista definida de requisitos, incluindo transparência no trabalho socialmente consciente que realizam.

Essa nova opção, disponível para empresas com fins lucrativos que promovem mudanças sociais, abre várias portas para os negócios que desejam crescer e outros que estão para surgir.

Portanto, o desenvolvimento de impacto social precisa ser sobre criar e investir em iniciativas que melhoram a vida das pessoas e usar as habilidades da empresa para fazer desse mundo um lugar melhor.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede!
Impact Hub

Impact Hub

Somos uma rede global de empreendedores de impacto que acreditam em negócios e pessoas agindo conscientemente para criar um mundo justo e sustentável. Temos a missão de inspirar, conectar e capacitar nossos membros a desenvolverem suas ideias empreendedoras de impacto positivo.