A economia é um assunto constante no dia a dia das pessoas. Seja em conversas com os amigos, seja no trabalho, o conteúdo e as definições do termo são variados. Entretanto, de acordo com a Faculdade de Economia da USP, pode-se denominar economia como um “conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.”
Saindo um pouco dos conceitos e nichos tradicionais da economia, nos deparamos com outra ideia, a Economia Criativa. Esse termo foi criado para se referir a um setor específico da economia: as atividades, produtos e serviços que são desenvolvidos tendo a criatividade como matéria prima, que resultam em trabalho e valor econômico, além de bens intangíveis, intelectuais e artísticos.
Diferentemente de outros setores da economia, a também conhecida como indústria criativa não é apenas o resultado final e o valor gerado que importam, mas todo o processo de criação, que é parte integrante do produto.
Por mais que esse não seja um termo novo, ele está em alta no momento justamente pela grande valorização que o setor criativo está recebendo nos últimos anos. Nunca se viu tamanha produção e consumo de conteúdos e bens criativos quanto no momento em que estamos vivendo, o que tem trazido maior apreciação pela indústria, para além do seu valor econômico, mas para o impacto que ela tem no cotidiano das pessoas.
Só em 2017, ela foi responsável por 2,5% do PIB do Brasil e representou a geração de mais de 800 mil empregos. Esse é um setor que só tende a crescer e se desenvolver conforme a população consome mais e mais da indústria.
O que faz parte da Economia Criativa?
A Economia Criativa engloba várias áreas. Veja alguns exemplos:
- Consumo;
- Mídia;
- Moda;
- Música;
- Audiovisual;
- Inovação;
- Biotecnologia;
- Comunicação;
- Arquitetura.
Basicamente, tudo o que valoriza o fazer humano pode estar dentro da Economia Criativa.
Essa é uma proposta que estamos abraçando aqui no Impact Hub e buscando desenvolver projetos, eventos e feiras que deem visibilidade para os produtores locais e todos aqueles que estão envolvidos nessa indústria tão importante, gerando impacto na vida de muitas pessoas.
Talvez você ainda não conhecesse o termo Economia Criativa, e nem o tamanho do impacto que essas atividades geradas por ela estão tendo no Brasil e no mundo, mas com certeza conhece alguém que faz parte dessa indústria.
Deixe nos comentários a sua opinião e divulgue o trabalho de alguém que contribui para o crescimento dessa economia!
Autor
-
Somos uma rede global de empreendedores de impacto que acreditam em negócios e pessoas agindo conscientemente para criar um mundo justo e sustentável. Temos a missão de inspirar, conectar e capacitar nossos membros a desenvolverem suas ideias empreendedoras de impacto positivo.
Ver todos os posts