banner site_slow fashion

Events

Slow Fashion na Prática

Slow Fashion na Prática

 

Data e Horários: 31 de agosto :: 19h às 21h
Local: Impact Hub Belo Horizonte :: Rua dos Aimorés, 487, 2º andar – Funcionários
Valor da inscrição: R$ 50,00

O Chamado

Temos acesso à moda diariamente: programas de televisão, filmes, lojas, rádio, jornais, revistas. Nenhum produto recebe tanta divulgação ou possui tamanha produção de coteúdo especializado. Moda é um assunto disponível.

Aliado a esta disponibilidade está a rapidez das tendências, que nos são apresentadas, muitas vezes, como regras. A facilidade de reprodução e de aquisição nos coloca em posição de consumidores de massa. Isso cega a nossa imaginação e criatividade e, por consequência, enfraquece a visão do que uma roupa é e o que pode ser.

Você já parou para pensar qual o nosso papel em meio a isso tudo? Como consumidores de moda, será que temos algum poder em nossas mãos? Como fomos e somos orientados a consumir moda? Como a nossa roupa é produzida? Quem produziu? De onde veio o fio que compôs o tecido? Com que esmero é realizado o trabalho artesanal de costura? Quanto tempo dura? Pra onde vai essa peça quando eu descarto? Qual o ‘metabolismo’ do meu guarda -roupa?

Moda é uma ferramenta de proteção, expressão, afirmação, satisfação pessoal e social.

Quando saímos vestidos de casa, estamos lidando com a moda. Lidar com ela a partir de padrões ditados, sem significado ou consciência, é reduzir o poder dessa ferramenta. E pior: é permitir que seja um meio de manipulação.

Olhar para a moda de uma maneira cuidadosa pode ser um instrumento de libertação. Para isso é preciso entender o nosso lugar nesse campo e reconhecer que estamos todos interligados. A partir da nossa observação, construindo e compartilhando conhecimento, é fácil reestruturar como vemos, usamos e significamos a moda.

 

A Experiência

Esse workshop é para quem quer dar mais significado ao simples ato de se vestir e para quem quer ter no guarda-roupa uma possibilidade de empoderamento, consistência de valores e cuidado com o mundo. É para quem quer entender melhor como suas decisões em relação ao vestuário impactam a vida de muitas outras pessoas e para quem quer levar uma vida “slow fashion”.

Nesse encontro você vai ter a oportunidade de pensar sobre a sua relação com a moda, a partir de atividades práticas. Serão abordadas as seguintes questões:

– A moda que a gente não vê: fatos atuais

– Slow x Fast fashion – o que é isso mesmo?

– Como essa peça chegou no meu guarda-roupa: ciclo de vida de um produto de moda

– Qual o meu papel nisso tudo: o poder do consumidor

– Roupas adaptáveis, multifuncionais, versáteis, transazonais, modulares, ecomoda

– Vida útil otimizada: estratégias, durabilidade e cuidados (guarda-roupa cápsula, qualidade, planejamento);

– Projetos, movimentos e serviços ao nosso alcance

– Incorporação no dia a dia: como eu pratico o Slow Fashion?

 

A Facilitadora

Diana Nunes é consultora de imagem certificada pelo FSI – Fashion Stylist Institute. Após trabalhar em consultorias e grandes empresas nacionais, deixou o mundo corporativo para utilizar a moda e a imagem pessoal como ferramentas para transformar a vida das pessoas através do autocuidado.

Estruturou seu método de trabalho que se dedica ao aperfeiçoamento da autoestima, autoconfiança e autoimagem, de maneira integrada; respeitando a individualidade, estilo de vida e referências de cada pessoa.

Acredita que quanto mais informação você tem, menos pertences você precisa, que o autoconhecimento liberta da necessidade de aprovação e que a saúde e bem-estar são fatores determinantes da imagem pessoal.

Inscreva-se aqui:

 

Back to all Events

Date & Time

31 August 2015 | 7:00 pm to 10:00 pm

Updated on 20 August 2015