banner site_Dragon Dreaming

Events

Dragon Dreaming – Criação Colaborativa de Projetos

Dragon Dreaming – Criação Colaborativa de Projetos

Data e Horários: 29 de agosto :: 9h às 17h
Local: Impact Hub Belo Horizonte :: Rua dos Aimorés, 487, 2º andar – Funcionários
Carga Horária: 6 horas
Valor da inscrição: R$ 150,00

O Chamado

Quer participar da construção de um mundo que funcione para todos? Então você precisa participar do Dragon Dreaming.

A depleção dos recursos disponíveis no mundo vem definindo limites à continuidade da forma pela qual organizamos nossas vidas e tomamos decisões. Diante disso,  temos duas opções. Podemos esperar até que as consequências dessas aletrações nós atinjam, cada vez mais diretamente, e tentar lidar da melhor forma possível com os períodos de crise, provavelmente cada vez mais longos. Ou podemos agir agora, contruir nossa resiliência e capacidade de adaptação, nos preparando com antecedência e reduzindo os possíveis efeitos negativos dessas aleterações.

Paul Hawken, em “Blessed Unrest”, fala de um maciço movimento internacional da sociedade civil, um cruzamento de ecologia, direitos civis e movimentos de democracia participativa que abrangem todo o globo. Essa articulação, imprevista e sem liderança, é a ativação do sistema imunológico planetário buscando construir um futuro que seja bom para todos os seres vivos e para a Terra em si. E é desse movimento que o Dragon Dreaming faz parte.

 

A Experiência

Dragon Dreaming é um método para criar e desenvolver projetos colaborativos, potencializando a inteligência coletiva, as relações humanas de ganha ganha para o individuo, a comunidade e a Terra. O crescimento pessoal de cada indivíduo, a educação da comunidade e a responsabilidade ativa para com a nossa Terra são os valores centrais do Dragon Dreaming.

Nosso encontro será uma oportunidade para refletir sobre projetos coletivos, possibilidades de superar bloqueios e se conectar com pessoas. Traremos uma experiência sob a visão do Dragon Dreaming para rever os projetos, criar estratégias, transformar desafios e gerar encontros significativos.

Dragon Dreaming surgiu a partir do trabalho e da prática da Fundação Gaia da Austrália Ocidental, onde foi usado para ajudar grupos de todos os tipos a descobrir ferramentas para a criação de projetos, determinando onde poderiam ocorrer bloqueios e como superá-los. Ao longo da buscar por maior efetividade de ações dos movimentos sociais e ambientalistas, foi sendo testado e aprimorado no fluxo do ativismo socioambiental. Não é apenas uma metodologia, mas um sistema integrado embasado em uma ética que promove o crescimento pessoal, a formação de comunidades de apoio mútuo e o serviço à Terra.

Muitas das ferramentas usadas são inspiradas e compatíveis com o ferramental tradicional (declarações de objetivo, escopo, gráficos de Gantt, PERT-CPM, orçamentos etc.), mas o grande diferencial está no “como” o projeto é concebido e concretizado e na forma pela qual se dá a comunicação e interação entre os participantes. Por exemplo, pode-se ter um projeto de sucesso e excelentes resultados sem a figura do gerente de projetos e sem estruturas hierárquicas. Abre-se espaço para o diálogo e para empoderar pessoas, aumentando o empenho e o engajamento, contribuindo de forma significativa para o sucesso do projeto.

O programa será trabalhado durante um dia inteiro e contemplará os seguintes momentos:

– O que é dragon dreaming

– A roda dos bloqueios

– A roda da confiança

– Revisão de projetos

– Experiência coletiva

Os Facilitadores

John Croft é criador do Dragon Dreaming e treinador internacional desse método de planejamento estratégico participatório e consensual e. Há 30 anos atua com educação ecologica e sustentável para comunidades e Universidades ao redor do mundo. Ele é co-fundador da GAIA Fundation West Australia.

Mais informações sobre John Croft, clique aqui.

Lizandra Barbuto é terapeuta ocupacional e treinadora internacional do Dragon Dreaming. Especialista em Neurociência; Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade Integral. Guia “Way of Nature”. Atua na prática para elevar a consciência através do corpo e auto percepção para a liberdade autêntica. Junto com John Croft trabalha para apoiar projetos coletivos e sustentáveis em diversos países. Já foi membro do Impact Hub Beagá.

Mais informações sobre Lizandra Barbuto, clique aqui.

 

Inscreva-se aqui:

 

Back to all Events

Date & Time

29 August 2015 | 9:00 am to 5:00 pm

Updated on 09 October 2015