A preocupação com o meio ambiente e uma forma de vida sustentável tem sido abordada cada vez mais na sociedade, por isso temos ouvido cada vez mais sobre energia renovável. O cenário industrial tem apresentado soluções e mudanças que se fazem necessárias para alcançar a meta 7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, que estabelece energia limpa e acessível para todos.
MAS, QUAIS SÃO AS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS?
Para saber quais são, precisamos primeiro compreender qual o conceito de energia renovável:
- É toda energia que provém de fontes, recursos naturais, reabastecidos frequentemente na natureza, ou seja, são renováveis no meio ambiente, com ou sem a intervenção humana.
O petróleo e o carvão mineral são recursos limitados utilizados na produção de energia. Além do seu consumo não ser sustentável, há o agravante de poluição e degradação da camada de ozônio. Diversos países dependem deles, e a intenção da implementação da energia renovável é mudar a forma de consumo, colocando outras fontes como base de geração de energia limpa e sustentável.
OS TIPOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
- Energia Solar – Energia obtida através da transformação da energia luminosa do sol em elétrica. Pode ser fotovoltaica (usando a luz do sol) e/ou solar térmica (usando o calor do sol).
- Energia Eólica – Tipo de energia obtida através dos ventos.
- Energia Hidráulica ou Hidroelétrica – Obtida através da transformação da energia cinética dos cursos de água doce em elétrica.
- Energia Geotérmica – Essa energia é obtida através das águas quentes e vapores do interior da Terra.
- Energia Maremotriz – São os movimentos das ondas e marés transformados em energia elétrica.
- Energia do Hidrogênio – Energia obtida a partir da combinação entre o hidrogênio e o oxigênio, que liberta energia térmica, posteriormente convertida em eletricidade.
- Biomassa e Biogás – A transformação de derivados de organismos vivos para a produção de energia calorífica, que é, em seguida, convertida em eletricidade.
MÚLTIPLAS VANTAGENS
A energia renovável é ideal para diminuir a degradação ambiental, pois não produz gases de efeito estufa e não acaba com as fontes pelas quais são geradas.
Economicamente, essas fontes também são vantajosas. O jornalista Rodrigo Sauaia, em artigo publicado no Correio Braziliense, constatou algo sobre a energia fotovoltaica:
“Trata-se de energia limpa, barata e sustentável, gerada justamente no horário diurno, período em que os brasileiros mais precisam e usam este recurso. Usinas solares de grande porte, contratadas em leilões, por exemplo, geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis ou a energia elétrica importada dos países vizinhos”.
CONSCIENTIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO
Diante de todos os benefícios da energia limpa, o que se faz necessário são políticas públicas e empresariais que motivem e tracem planos de ação e desenvolvimento dessas fontes sustentáveis.
O investimento em tecnologia e adequação, além de ajudar economicamente e na preservação do meio ambiente, ainda destaca as marcas perante o consumidor, uma vez que as empresas que têm se voltado para essas são reconhecidas.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos de impacto? Nos acompanhe nas redes sociais @impacthubbh
Autor
-
Somos uma rede global de empreendedores de impacto que acreditam em negócios e pessoas agindo conscientemente para criar um mundo justo e sustentável. Temos a missão de inspirar, conectar e capacitar nossos membros a desenvolverem suas ideias empreendedoras de impacto positivo.
Ver todos os posts