Clube do Livro: Capitalismo Consciente
7 June 2019 - belohorizonte

Tudo é coragem. 

A coragem de ser o primeiro seguidor, a coragem de escolher um modo de pensar diferente, a coragem de medir o sucesso conforme seus valores. 

 

No último dia 06, tivemos o prazer de receber em nosso espaço Thomas Eckschmidt, apresentando o conceito por traz do livro de sua coautoria “Capitalismo Consciente – Guia Prático”, continuação do best-seller “Capitalismo Consciente – Como libertar o espírito heroico dos negócios”, que agora traz ferramentas para implementar os princípios dos negócios conscientes sua organização.

Thomas, ao contar um pouco da sua história e de seus aprendizados, nos apresentou aos quatro princípios fundamentais do Capitalismo Consciente: propósito evolutivo, integração dos stakeholders, liderança servidora e cultura responsável.

Confira as principais lições extraídas:

 

1. Quanto mais eu invisto no sistema, mais ele vai se desenvolver e me devolver.

O capitalismo surgiu com a lógica da competição. Aprendemos desde cedo, ao jogar, que para vencer temos que falir todos os outros participantes (regra Banco Imobiliário – pág. 7), e por muitos anos foi assim. Até que os homens mais ricos do mundo perceberam que estavam falindo todo o resto, e decidiram devolver uma parte do seu lucro com ações filantrópicas. As novas gerações começaram a sentir o quão insustentável é essa lógica e descobriram que a competição não é o único meio. Investir no sistema também te dá retorno! Elon Musk, da Tesla, abriu todas suas patentes de carros elétricos, pois percebeu que, ao abrir seus projetos, todo o mercado iria se desenvolver em conjunto, e assim eles alcançariam os resultados muito mais rapidamente.

 

2. Se você não está resolvendo um problema você está causando o problema.

Todo negócio surge de uma demanda, tudo começa com um propósito. O grande desafio é enxergar se esse problema é de fato algo a ser resolvido ou se você está simplesmente colocando o dinheiro no comando do negócio.

 

3. Não destrua o ecossistema, não se perca do seu propósito. Puxe outras pessoas com você.

Quando colocamos o dinheiro à frente do negócio acabamos destruindo o ecossistema ao invés de colaborar com ele. O seu propósito não é ser a pessoa mais rica do mundo, então colabore com quem está ao seu lado, faça elas crescerem com você.

 

4. Propósito não fica só no discurso, deve ser toda a experiência.

Não adianta colocar plaquinhas de “evite o desperdício de toalhas” e “plantaremos uma árvore” quando não existe ali nenhuma árvore e nenhum projeto por traz. Seu espaço tem que emanar seu propósito, seus funcionários devem enxergar e acreditar nele. Quais são os rituais da sua organização? O que eles refletem? Quais são as celebrações de equipe? Crie funcionários em prol da sua marca.

 

5. Tenha a coragem de iniciar um movimento, de seguir um louco, de ser o primeiro seguidor.

Escolher sair do pensamento coletivo tradicional é um grande desafio. Ser o primeiro a optar por um novo caminho não é fácil, um líder precisa de coragem para ficar sozinho e parecer ridículo, de ser um louco. Já o primeiro seguidor transforma a loucura em um movimento, mostra que existe ali algum valor e puxa novos seguidores. Thomas nos mostrou o vídeo Leadership From A Dancing Guy que demostra de uma forma simples e divertida a dinâmica da criação de um movimento e algumas lições de liderança. Vale a pena conferir.

 

PRÁTICA: Os 4 princípios

Hora de sair da vontade e colocar em prática.

O livro apresenta 4 princípios fundamentais do Capitalismo Consciente: propósito evolutivo, integração dos stakeholders, liderança servidora e cultura responsável. É hora de inciar o processo pensando em seu negócio. Responda às seguintes perguntas:

  1. O que de fato está comandando as decisões do seu negócio? (seu propósito ou o lucro)
  2. Você está colaborando com o seu ambiente? Você pode tornar seus concorrentes em aliados?
  3. Qual é o estilo de liderança da sua empresa? Ele de fato ajuda em seu propósito?
  4. Seus funcionários enxergam o propósito do negócio? Existe na sua empresa experiências relacionadas a ele?

 

Essas perguntas são apenas reflexões gerais. Se você quiser seguir a fundo nesse caminho, adquira o livro. Ele traz inúmeras ferramentas para você e está disponível para a compra aqui no Hub por um preço especial.